fbpx

WhatsApp para negócios: saiba como utilizar em sua loja virtual5 min read

Divulgue esse Artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on pinterest
Share on print

O WhatsApp para negócios conta atualmente com uma grande quantidade de usuários ativos, tornando-se muito importante  para a comunicação das empresas.

A princípio, o aplicativo foi desenvolvido para que as pequenas empresas divulgassem seus produtos e serviços. No entanto, hoje empresários de médio e grande porte também se beneficiam dessa solução que funciona tanto como ferramenta de marketing e vendas, quanto canal de atendimento ao cliente.

Vale destacar ainda que ele pode ser utilizado em qualquer segmento, inclusive em lojas virtuais.

Portanto, se você tem um ecommerce, não deixe de ler este artigo e entender como o WhatsApp para negócios pode ser seu aliado.

Como funciona o WhatsApp para negócios

A versão comercial do WhatsApp para negócios é conhecida como WhatsApp Business. Trata-se de uma plataforma que oferece às empresas a possibilidade de divulgar produtos e serviços, interagir com clientes, bem como tirar dúvidas.

Por isso, o WhatsApp Business possui ferramentas mais específicas que permitem que você converse com o seu cliente de maneira mais formal e profissional.

Desse modo, é possível transmitir mais credibilidade e confiança. Até porque, a criptografia torna a troca de mensagens segura e protegida, conforme já acontece na versão tradicional do mensageiro.

As funcionalidades do aplicativo empresarial ainda incluem o envio de lembretes para compromissos, alertas e notificações de pedidos, vídeos de demonstração de produtos, códigos de verificação, cartões de embarque, pesquisas bidirecionais de clientes, mensagens de suporte e muito mais.

Apesar da formalidade, uma das características mais interessantes do WhatsApp para negócios é que ele promove um diálogo pessoal. Assim, ele contribui para aproximar ainda mais o cliente.

No mais, o app é gratuito e para utilizá-lo basta apenas fazer o download, configurar um perfil do WhatsApp Business e associá-lo ao número comercial da sua empresa. É muito simples, não é mesmo.

Agora confira as vantagens de utilizar essa ferramenta na rotina de sua empresa.

Porque utilizar o aplicativo em sua loja virtual

Além de facilitar a comunicação com os clientes, o WhatsApp para negócios apresenta outras vantagens na rotina de sua empresa. Confira!

Comunicação personalizada

Com o WhatsApp para negócios, a comunicação fica completamente centralizada em um só lugar.  Como o perfil comercial exibe, por exemplo, o e-mail, site e a localização do seu negócio, o usuário não precisa acessar outro canal para ter essas informações.

Dessa forma, sua empresa pode atender cada cliente com rapidez e exclusividade.

Exibição dos produtos e serviços

O aplicativo também oferece um espaço para exibição de produtos ou serviços. O app possui um catálogo, onde você pode incluir nome, imagem e preço do que item que está sendo vendido. Ou seja, esse é um recurso que funciona como uma vitrine virtual para que o seu público conheça melhor sobre sua marca.

Produtividade e automação

Outra facilidade que o WhatsApp para negócios oferece é a criação de algumas mensagens automáticas. Elas otimizam o seu tempo e aumenta a produtividade.

Uma delas é a mensagem de saudação, que pode ser programada quando alguém faz contato com a sua empresa.

Além disso, a conta de negócios também permite enviar uma mensagem automática aos usuários que entram em contato fora do horário de atendimento.

Acesso às métricas

Por fim, o WhatsApp para negócios traz mais uma vantagem que é o menu estatísticas. Através dessa funcionalidade, você consegue saber quantas mensagens foram enviadas, entregues, recebidas e lidas.

Acompanhando esses indicadores, você é capaz de medir e entender o desempenho da sua comunicação com o público. E a partir do resultado, você terá insights que ajudarão a ajustar a sua estratégia.

Dicas para usar o WhastsApp Business em sua loja virtual

Como você já deve ter notado, o WhatsApp para negócios é um excelente recurso para os empreendedores que pensam em ampliar seu atendimento e personalizar a comunicação com seus consumidores.

Então, para te ajudar a alcançar mais rapidamente esses objetivos, reunimos algumas dicas de como utilizar o aplicativo com inteligência em sua loja virtual.

Confira e torne a experiência do cliente ainda mais completa.

Crie um catálogo

Conforme falamos anteriormente, o catálogo serve para expor produtos e serviços. Utilize imagens de qualidade e adicione o máximo de informações sobre os itens para facilitar a vida do cliente. Lembre-se ainda de atualizá-los sobre a quantidade de mercadorias em estoque.

Utilize como SAC

O Whatsapp Business é considerado um canal de atendimento eficaz. Principalmente para tirar dúvidas dos clientes. Portanto, crie atalhos para as perguntas mais frequentes a fim de agilizar as respostas.

Permitindo que equipes de venda e suporte respondam perguntas com mensagens relevantes, você certamente terá mais chances de fidelizar o cliente, vendendo ainda mais.

Use a localização em tempo real em suas entregas

Ao ativar esta opção, seus clientes podem acompanhar o trajeto da entrega ou verificar se a encomenda está próxima de chegar ao destino.

Não se esqueça ainda de divulgar algumas informações importantes, como: horário de atendimento, e-mail para contato, site oficial do ecommerce e links curtos das páginas nas  mídias sociais.

Faça pagamentos instantâneos

Apesar de não possuir uma diversidade em relação às formas de pagamento, o WhatsApp para negócios possibilita o envio de pagamentos de maneira segura e fácil. Para isso, o cliente precisa atualizar o app e permitir a opção.

Utilize o Whastsapp para negócios para marketing direto

Envie promoções, conteúdos e materiais específicos de acordo com o interesse de cada cliente. Essa é uma maneira eficaz de nutrir um relacionamento com o seu cliente.

Esperamos que você tenha gostado das dicas. O WhatsApp é uma ferramenta simples, sem custo e que pode fortalecer o vínculo do cliente com a sua loja virtual. Logo, sua utilização vale muito à pena.

Confira outras dicas:

Divulgue esse Artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on pinterest
Share on print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *