Como fazer pós venda no ecommerce: 9 práticas para adotar hoje

Por Marketing
24 de novembro de 2021

Hoje, fazer pós venda no ecommerce é uma estratégia indispensável para os lojistas que querem sair na frente da concorrência.  Afinal, a maior parte das lojas virtuais possuem características similares e poucas diferenças no mercado. Então, como fazer para chamar a atenção dos consumidores atuais, que valorizam uma experiência de compra memorável? 

O segredo está no atendimento de qualidade e na satisfação do comprador. Por isso, separamos 9 dicas imperdíveis de como fazer pós venda no ecommerce para encantar e fidelizar seus clientes. 

Acompanhe o artigo e anote todas!

1 – Treine sua equipe 

Para começar, capacite os colaboradores para um atendimento de qualidade em todos os pontos de contato.  Também é importante pensar além das metas e venda.  Ou seja, se esforce e faça o máximo que puder para entregar ao cliente a melhor experiência.  

Ademais, instrua a equipe para que ela saiba resolver os possíveis problemas, sem culpar os Correios ou a transportadora. Até mesmo porque o consumidor fez a compra na sua loja virtual. Logo, ele vai recorrer à sua marca em busca de uma solução.  

2 – Agradeça pela preferência 

Tente mostrar aos consumidores o quanto você está feliz em atendê-los.  E mais: deixe claro que isso é muito importante. Aqui a dica é personalizar a mensagem de agradecimento. Portanto, capriche em cartões enviados junto com os produtos e personalize ao máximo os e-mails automáticos. Caso contrário, você simplesmente será só mais uma compra. 

3 – Certifique-se de que deu tudo certo com a compra 

Acompanhe a compra e notifique os clientes sobre o trajeto da mercadoria até o destino. Assim, você diminui a ansiedade que eles sentem ao esperar o recebimento do produto. 

Nesse sentido, uma boa prática é atualizar os compradores em tempo real mandando um SMS, WhatsApp e e-mails.. Sem falar que, fazendo isso, você também reduz os contatos via SAC e ao mesmo tempo melhora a imagem do seu e-commerce perante seu público.

via GIPHY

4 – Solucione os problemas de forma ágil 

Conforme já dissemos, você deve dar a devida atenção aos problemas dos clientes, focando em resolvê-los o quanto antes.  Atualmente as pessoas são imediatistas e não querem aguardar muito tempo por uma resposta.  Portanto, esteja pronto para apresentar soluções de forma rápida. 

5 – Conduza os processos com transparência 

A pós venda no ecommerce deve incluir ainda uma estrutura sólida para tratar dos imprevistos. Por exemplo, situações como troca ou manutenção de produtos ou atraso no pedido devem ser conduzidas de maneira transparente. Para isso, mantenha o consumidor a par de todos os procedimentos.  Além disso, cumpra os prazos estipulados e seja claro em relação à política de trocas e devoluções da sua loja online. 

6 – Antecipe-se no pós venda para ecommerce 

Crie um roteiro e analise cada etapa do processo de venda e pós venda da sua loja online. Facilite a experiência do cliente, antecipando suas necessidades. Uma boa opção é apostar nas famosas FAQs (perguntas frequentes), nos fóruns e guias de uso na sua página. 

Além disso, essa abordagem proativa permite que você analise o comportamento, o perfil e o histórico dos clientes. Assim, é possível prever outras soluções que auxiliem os seus compradores. 

7 – Dê ouvido aos clientes através das pesquisas de satisfação 

Não dá para fazer pós venda no ecommerce sem pesquisas de satisfação. Afinal, elas são ferramentas essenciais para mostrar que você está atento à opinião do consumidor. Você pode fazer esta avaliação de diversas maneiras, como no site do e-commerce, nos e-mails, nos SMS, etc. É importante também se atentar às sugestões e reclamações para aprimorar os processos do seu varejo online. 

8 – Envie ofertas e descontos 

Faça uma análise do histórico de compras e tráfego no site, oferecendo promoções a partir dessas informações. Desse modo, fica mais fácil fazer ofertas relevantes para os clientes, atendendo suas preferências. Porém, tenha em mente que ofertas e descontos para ecommerce não podem ser concedidos sem critérios. Portanto, não deixe de fazer um planejamento financeiro do negócio.  

9 – Desburocratize o atendimento de pós venda no ecommerce 

Por fim, simplifique o contato do consumidor com seu ecommerce. Ou seja, dê liberdade para que elas conversem com você por canais como redes sociais, site, WhatsApp e chat online. Além do mais, o ideal é que todos esses pontos de contato sejam integrados. Dessa maneira, o cruzamento de dados tornarão os atendimentos de pós venda menos burocrático. 

Mas, o que isso significa na prática? Em outras palavras, que o cliente não precisará repetir várias vezes a mesma informação.  Neste artigo você viu diversas táticas para fazer pós venda no ecommerce e tornar sua marca mais competitiva.  Finalizando, essa é uma boa oportunidade para melhorar seus serviços de suporte e otimizar a gestão da sua loja virtual 

E então, preparado para colocar as dicas em prática e conquistar clientes fiéis?  

 

Leitura recomendada: 

 

Responder

Seu email não será publicado.

*
*