Desde já, saber planejar o estoque de loja virtual é fundamental para o sucesso do seu negócio. Afinal, um dos fatores que mais levam ao cancelamento de compras é o atraso na entrega dos produtos.
Esse é um problema que geralmente ocorre devido à má gestão da logística interna e pode amargar enormes prejuízos. Para que você possa evitar esse tipo de falha, separamos algumas dicas que vão te ajudar a organizar o seu estoque de loja virtual de maneira eficiente. Boa leitura!
A princípio, controlar o estoque de loja virtual significa gerenciar um dos ativos mais importantes da empresa. Ou seja, os produtos e mercadorias que são responsáveis pelo faturamento da mesma.
Embora esse controle pareça ser uma tarefa trabalhosa, é possível manter o estoque em dia com uma rotina estruturada e com o auxílio da tecnologia.
Desse modo, quando o estoque é bem planejado, o seu negócio se torna mais competitivo. Confira em seguida, as vantagens da estratégia de manter o estoque de loja virtual organizado.
Leia mais sobre organização de estoque
Organizando o estoque, você consegue entender mais claramente o que é necessário ser comprado e o que pode ser retirado da lista nos próximos pedidos ao fornecedor. Dessa forma, você evita a falta de produtos e consequentemente, prejuízos.
Além disso, a assertividade ao investir o seu dinheiro também aumenta. Isso porque o controle de estoque permite saber quais os produtos apresentam mais rentabilidade e saída. No fim das contas, essa é uma prática que garante à empresa um capital de giro sustentável.
O planejamento do estoque de loja virtual ainda te coloca à frente da concorrência. Principalmente daqueles que ignoram a importância dessa gestão.
Nesse sentido, ao acompanhar a movimentação de estoque, você pode, por exemplo, prever um volume maior de procura por determinado produto e se preparar para as vendas sazonais.
Por fim, os resultados de se ter um estoque de ecommerce organizado refletem na imagem da empresa.
Afinal, se as entregas acontecerem no prazo previsto, os clientes têm um motivo a mais para registrarem sua satisfação.
E isso pode ser feito por meio de avaliações na página do produto ou até mesmo nas redes sociais. O que isso significa? Esse feedback positivo, além de melhorar a reputação da sua marca, pode gerar ainda mais vendas, já que muitos consumidores levam em conta a opinião de outras pessoas antes de realizar uma compra.
Agora, que você já entende a importância dessa gestão, veja 3 dicas para organizar um estoque de loja virtual.
Em primeiro lugar, essa é uma dica coringa para a sua operação de ecommerce, pois todas as ações necessitam de planejamento. E sem traçar objetivos claros, é provável que você se perca ao longo do caminho.
Portanto, alinhe os objetivos para reduzir as chances de errar. São eles que irão guiar as suas estratégias e te ajudar a corrigir os problemas que podem ocorrer.
Você sabe qual modelo de estoque é adequado para você?
Antes de responder a essa pergunta, saiba que existem diferentes tipos de estoque. A seguir listamos todos eles para que você seja capaz de identificar qual formato é o ideal para a sua loja virtual:
Pronto. Agora você já conhece os principais tipos de estoque de loja virtual. Basta fazer uma análise e escolher o que mais atende, de acordo com a realidade do seu negócio.
Quem tem uma loja virtual, sabe como é importante trabalhar a operação e logística. Sem essa estrutura, é bem provável que você não consiga suprir a demanda e acabe perdendo clientes por insatisfação com o serviço prestado.
Portanto, esse é um assunto que não deve ser deixado de lado. Se você não entende muito a respeito, há profissionais que podem te ajudar com essa avaliação.
Assim, você tem mais tempo para focar em vender e fidelizar seus clientes.
Gostou desse conteúdo? Assine nossa newsletter e receba em primeira mão.
Leia mais sobre ecommerce e planejamento:
Responder