Apesar do crescimento acelerado do comércio eletrônico nos últimos anos, nem sempre o número de vendas desejado é alcançado. Quando isso acontece, o mais importante é adaptar as estratégias para vender mais no ecommerce!
A boa performance de um ecommerce está ligada a diversos fatores, que compreendem desde a organização da plataforma à divulgação. Ao contrário do que muitos empreendedores pensam, um ecommerce possui demandas igualmente complexas às de uma loja física.
Se a sua loja está passando por uma queda inesperada nas vendas ou se você está prestes a inaugurar sua loja virtual, confira algumas atitudes que são fundamentais para impulsionar as vendas online.
Vender mais no ecommerce: produtos com boas fotografias e descrições detalhadas
Não há nada mais frustrante do que acessar uma loja virtual e encontrar o produto desejado, mas com poucas fotos e informações incompletas. Lembre-se: o cliente não está vendo o produto ao vivo, então precisa ter à disposição todas as informações relevantes sobre ele. Você deve montar uma verdadeira vitrine virtual.
Cada categoria de produto depende de um material específico. No caso de vestuário, por exemplo, é interessante disponibilizar imagens de como o produto é utilizado, vestido por um modelo, por exemplo.
Esse cuidado elimina as dúvidas dos seus clientes e os conduzem ao checkout de forma mais rápida.
Além de melhorar a experiência dos clientes, descrições otimizadas contribuem para que sua loja seja posicionada nos principais resultados de buscas do Google.
Avaliações de clientes
A reputação é algo muito importante para um ecommerce. Principalmente no caso de e-commerces iniciantes e pouco conhecidos, a presença de avaliações de clientes é muito positiva.
Como dito anteriormente, o mercado digital está em constante ascensão. No mesmo ritmo, os clientes estão cada vez mais atentos e exigentes. Por isso, criar um sistema de avaliações é um tipo de prova social para mostrar que sua loja é confiável. Para incentivar o feedback de clientes, faça contato por e-mail, whatsapp, etc.

Utilizar feedbacks é primordial para vender mais no ecommerce
Além de elevar a reputação da sua loja, os feedbacks dados pelos clientes têm outro papel igualmente importante: embasar melhorias. Nem sempre os comentários são positivos, e isso é muito comum seja em pequenos, médios ou grandes e-commerces.
Para fazer melhorias na loja, considere os comentários e sugestões de clientes. A experiência proporcionada pela sua empresa deve ser completa. Só assim você se tornará uma referência e conseguirá vender mais no ecommerce.
Fidelize seus clientes
Fidelizar um cliente é até 5 vezes mais barato do que conquistar um novo. As práticas de fidelização são importantes para garantir a retenção de clientes. Com isso, sua loja só tem a ganhar: o custo de aquisição de clientes passa a ser muito menor.
Descontos cumulativos, frete grátis, ofertas exclusivas e promoções para aniversariantes: essas são algumas das ações que fidelizam clientes e alcançam o objetivo de vender mais no ecommerce.
O mais importante é compreender que vender mais no ecommerce se trata de uma consequência de um conjunto de estratégias. Cada ecommerce tem suas especificidades, por isso é necessário estudo de mercado, planejamento e testes.
Precisa de ajuda para alavancar as vendas da sua loja virtual ou iniciar seu negócio na web? Oferecemos uma consultoria especializada para te orientar sobre as melhores práticas do mercado.