Divulgue esse Artigo

Pensando em empreender com loja virtual este ano? Conheça as tendências para ecommerce indispensáveis e saiba como incorporá-las em seu projeto

2020 foi um ano de incertezas que abalou muitos setores da economia. Mas apesar da situação difícil para muitos mercados, a pandemia do Covid-19 proporcionou um cenário animador e duradouro para ecommerces: o Brasil atingiu a marca de 41 milhões de clientes ativos.

Do número de usuários que fizeram suas compras através da web, mais da metade (58%) comprou ao menos quatro vezes durante o ano. Moda e beleza lideraram as transações. Isso mostra que a recorrência é uma grande sacada: os usuários fizeram das compras online um hábito. Por esse motivo 2021 continuará com ecommerces em alta.

Para aproveitar o bom cenário e ter um negócio de sucesso na internet, você precisa se atentar às principais tendências. Confira.

Pagamento instantâneo

E por falar em comportamento dos clientes, o pagamento nos ecommerces é muito influenciado. Com a chegada do PIX, sistema de pagamentos do Banco Central, há uma grande preocupação em tornar o checkout cada vez mais instantâneo.

O pagamento instantâneo é uma forte tendência para ecommerce em 2021.

Personalização!

A experiência com compras online precisa ser fluida e simples. Nada de navegações complexas e sem adequação ao perfil de cliente. A personalização continua em voga, pois faz com que sua loja entregue uma experiência mais direcionada aos clientes.

Imagine que você tenha um ecommerce de moda masculina e feminina. Possivelmente não é interessante para uma consumidora receber ofertas de moda masculina em seu e-mail. Utilize as segmentações para propor ofertas e soluções mais adequadas ao público.

Tendências para ecommerce: Omnichannel

Os grandes players do mercado já fazem Omnichannel e, provavelmente, você já experimentou essa experiência em uma compra.

Quando você compra o produto pelo site e retira na loja, quando você tira as suas dúvidas pelo whatsapp e faz checkout no ecommerce… essas e outras situações se baseiam no conceito de Omnichannel – que estreita a relação entre o mundo online e o mundo offline, o que torna a experiência do cliente mais interessante e completa.

Análise de dados

Uma das grandes vantagens de ter um negócio online é, exatamente, a riqueza de dados à disposição. Um ecommerce consegue mapear diversas informações sobre seus clientes e suas navegações, como páginas mais visitadas, tempo de permanência e histórico de interações, por exemplo.

Não desperdice essa oportunidade! Fazer a análise de dados é uma tarefa obrigatória para aprimorar a sua loja virtual e, consequentemente, aumentar as vendas.

Tendências para ecommerce: Modelo de assinaturas

O modelo de assinaturas é uma tendência para ecommerce que pode ser explorada em diversos segmentos. Já existem clubes de assinatura de bebidas, alimentos, livros, roupas, jogos e, acredite, até lâminas de barbear.

Se seu produto tem certa recorrência e é bem segmentado, vale à pena ficar de olho nesse modelo de negócio. É uma forma de tornar seu faturamento mais previsível e fidelizar mais clientes.

Leia mais conteúdos interessantes sobre ecommerce e tecnologia:

Responder

Seu email não será publicado.

*
*