TikTok para ecommerce: saiba como aproveitar a rede social a favor do seu negócio

Por Marketing
23 de março de 2021

Atualmente, utilizar o TikTok para ecommerce tornou-se uma estratégia certeira de divulgação e alcance de público. Principalmente do mais jovem.

Provavelmente, você já conhece ou ouviu falar desta rede social. Afinal, a plataforma chinesa de vídeos curtos que caiu no gosto dos internautas foi o aplicativo mais baixado de 2020.

Segundo a Sensor Tower, empresa de marketing do Vale do Silício, somente no primeiro trimestre do ano passado, o app já havia batido recorde de downloads no Google Play e na Apple Store.

O TikTok alcançou mais de 800 milhões de usuários ativos em todo o mundo, atingindo a marca de 2 bilhões de downloads concluídos.

Portanto, muitas empresas veem no TikTok uma grande oportunidade para ampliar o seu negócio e lucrar.

Continue conosco para saber como você pode promover a sua marca nesta plataforma.

TikTok para ecommerce e o diálogo com a geração Z

Antes de qualquer coisa, o TikTok para ecommerce é muito explorado pelas marcas que buscam conversar com a chamada geração z, além dos jovens millennials.  Isso porque esse é o público do TikTok.

Segundo dados da consultoria Statista, 69% de seus usuários correspondem a um segmento com menos de 24 anos e 74% possui menos de 30 anos.  No entanto, após o início do isolamento social provocado pela pandemia de COVID-19, houve uma chegada significativa em termos globais de usuários pertencentes à Geração X.

Assim, para entender a relevância do TikTok para ecommerce é fundamental compreender também o comportamento de consumo dessa audiência.

via GIPHY

De acordo com um relatório do Think With Google, a publicidade tradicional não funciona com a Geração Z, que diz gostar de um vídeo feito por uma marca apenas quando ele é real e autêntico.

Com base nisso, podemos dizer que o potencial da rede social para empresas é grande. Porém, para gerar bons resultados, o TikTok para ecommerce deve ser utilizado da maneira certa.

Como promover o seu negócio com o TikTok para ecommerce

Agora que você já viu a importância do TikTok para ecommerce, veja o que você pode fazer para se dar bem nesse espaço.

Conheça todos os recursos do TikTok para ecommerce

Inicialmente, a primeira coisa que você precisa fazer é conhecer a plataforma e suas funcionalidades. Esse é um passo indispensável para evitar que sua empresa sofra rejeição por parte dos usuários.

Assim, para ingressar na cultura do TikTok, recomendamos que descubra a melhor forma de interagir com o seu público. Além disso, pesquise que tipo de conteúdo gera engajamento.

Uma boa dica é fazer testes, aplicando algumas estratégias que você já utiliza em outras redes sociais.

Lembre-se ainda de que a proposta do TikTok é baseada em um conteúdo divertido e descontraído. Portanto, nada de levantar assuntos polêmicos por lá. Se quiser ter sucesso com o TikTok para ecommerce, seja criativo e original.

Produza conteúdos coerentes com a sua marca

Um dos principais benefícios do TikTok é que ele não requer vídeos profissionais. Conforme vimos anteriormente, vale mais a criatividade.

Entretanto, é bom se atentar ao estilo do conteúdo que você irá criar na plataforma. Mostre as vantagens da sua marca, bem como de seus serviços e produtos. Mas, faça isso de um jeito que combine com a personalidade dela. É mais inteligente do que tentar criar um meme viral e fracassar, por exemplo.

Lance um desafio de hashtag 

Há ainda outro recurso que te ajuda a promover o seu negócio no TikTok para ecommerce. Estamos falando do desafio de hashtag. Lance um e incentive os usuários a criar ou recriar conteúdo e adicionar a hashtag da sua marca.

Aposte nos influenciadores do TikTok

Bem, conforme já dissemos os consumidores mais jovens não são impactados positivamente por anúncios tradicionais.  Lembra? Então, trabalhar com influenciadores pode ser uma boa maneira de se conectar a eles.

Mas é importante que você encontre os influenciadores certos para o seu negócio. Para isso, faça uma busca na internet por biografias no TikTok, procure  menções de outras marcas e pesquise as linguagens mais populares usadas em um público influenciador. Desse modo, você terá mais chance de acertar.

Como anunciar no TikTok para ecommerce

Agora que você já conhece as funções que sua empresa pode aproveitar no TikTok para ecommerce, saiba que ela também pode fazer anúncios na rede social. Confira quais são os cinco diferentes formatos:

1.    TopView

Esse é um anúncio focado nos vídeos. Esse formato possui até 60 segundos de duração em tela cheia, reprodução automática e som ligado. É o anúncio mais impactante e portanto, que mais consegue prender a atenção do usuário.

2.    Brand Takeover

Anúncios estáticos ou em vídeos de 3 a 5 segundos em tela cheia, normalmente redirecionando a um link externo.

3.    In-Feed Ads

Com até 60 segundos de duração, são anúncios veiculados através de um perfil próprio da marca. Eles permitem a interação dos usuários em curtidas, comentários, compartilhamentos e gravação utilizando a mesma música.

4.    Branded Hashtag Challenge

Este é um tipo de anúncio que use hashtags promovidas em vez de tentar viralizar um desafio de hashtag por conta própria. Desse modo, você as chances de obter mais engajamento são maiores.

5.    Branded Effects

Nada mais é do que o uso de filtros e efeitos especiais com realidade aumentada para a exposição dos produtos ou da marca.

E então, você acha que o TikTok é uma rede social que faz sentido para o seu negócio?

Se o seu ecommerce tem um público mais jovem e despojado, certamente você terá excelentes resultados. Que tal experimentar?

Leia também:

Responder

Seu email não será publicado.

*
*