Como fazer live commerce: 5 dicas para vender produtos ao vivo

Por Marketing
16 de julho de 2021

Você sabe o que são as live commerce?

Esse é um novo formato de vendas online e ao vivo, que promete alavancar o mercado de negócios digitais. Para as lojas virtuais, por exemplo, é uma boa estratégia para atrair clientes.

Por isso, trouxemos algumas dicas para que você, empreendedor, tire melhor proveito dessa tendência e tenha êxito ao vender seus produtos ao vivo. 

Como funcionam as live commerce?

A princípio, as live commerces também são conhecidas como shop streaming. É uma transmissão de vídeo ao vivo pela internet, realizada com foco na venda de produtos.

Neste tipo de experiência, o consumidor que está assistindo à live pode fazer sua compra de forma prática, sem precisar acessar ao site da empresa, além de tirar suas dúvidas em tempo real sobre detalhes do produto.

Esse tipo de venda é muito mais prática, já que tudo é feito numa única plataforma. Por isso, essa tendência é importante para humanizar as empresas, além de uma excelente oportunidade para aumentar o engajamento e a taxa de conversão do seu negócio.

Popularidade

Inicialmente, as live commerce começaram no varejo chinês. Contudo, a pandemia da Covid-19 contribuiu e muito para a popularização das vendas ao vivo também em outros países.

Vale destacar que essa modalidade de vendas começou a ganhar força no ano passado, durante o isolamento social, onde empresas e artistas investiram nas transmissões ao vivo como mecanismo para se aproximar da audiência.

Apesar do estrondoso sucesso entre grandes players, como Americanas e Amazon, o shop streaming também é uma aposta potente para marcas menores.

Confira 5 dicas para fazer live commerce

Agora que você já sabe como funcionam as transmissões, que tal anotar as dicas que listamos? Assim, você terá mais chances de fazer suas live commerce serem um sucesso de vendas. Favorite este artigo no seu navegador para ler depois.

1) Aposte nas plataformas especializadas

No Brasil, já existem plataformas específicas para este tipo de venda. Além de se adaptarem às necessidades do seu ecommerce, elas possibilitam a customização da live e também tornam o processo mais simplificado.

Mas nada impede que você utilize a plataforma mais cômoda. O Instagram, por exemplo, que já costuma reunir uma boa audiência, pode ser usado para a venda de produtos. Basta garantir um atendimento de qualidade durante o evento.

2) Conheça seu público

Antes de começar sua transmissão online ou de executar qualquer outra ação de vendas, é fundamental saber quem é o seu público-alvo.

Ou seja, procure saber seu comportamento de consumo, conteúdos de interesse, influenciadores com quem eles mais se identificam, etc. Essas informações são relevantes para escolher desde o dia e horário da transmissão até os produtos que serão anunciados.

3) Busque por influenciadores digitais

Conforme dissemos, as lives aproximam o público da sua empresa. E além do papel comercial, elas também se transformaram em entretenimento para os espectadores. Por isso, fazer uma live commerce em parceria com um influenciador pode melhorar muito o seu engajamento.

Mas a escolha deste influenciador precisa fazer sentido para o seu negócio.Logo, leve em conta o perfil do público e do segmento. De nada adianta escolher um influenciador com milhões de seguidores, se ele não tem nada a ver com sua audiência.

Além disso, se algum membro da equipe se dá bem com as câmeras, aproveite a sua habilidade para iniciar as lives. Comece com o que você tem disponível.

4) Pense em promoções e ofertas especiais

Para movimentar ainda mais a sua live, ofereça descontos e preços especiais. Os clientes devem estar motivados a comprar naquele momento, seja por um desconto, uma condição de frete ou um brinde exclusivo.

5) Esteja preparado para as live commerce

Outra dica importante: cuide de todos os detalhes para fazer uma transmissão ao vivo de qualidade. Isso inclui cenário, iluminação, filmagem, conexão à internet, capacidade do ecommerce, entre outros.

Enfim, faça uma lista com todos os itens que você precisa preparar e certifique-se de não ter esquecido nada. Afinal, uma falha técnica pode deixar o consumidor frustrado e colocar tudo a perder. Certamente, não é isso que você quer, então, se possível, conte com a ajuda de outras pessoas para garantir um bom atendimento.

Essas são as dicas de hoje para você inaugurar suas live commerce.

Esperamos tê-lo convencido sobre os benefícios que a transmissão ao vivo traz para o seu negócio. Agora é só colocar tudo em prática para comprovar os resultados desta estratégia.

Boa sorte e boas vendas!

Leitura recomendada:

Responder

Seu email não será publicado.

*
*