fbpx

Como ter uma loja virtual integrada à loja física?4 min read

Divulgue esse Artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on pinterest
Share on print

Desde já, ter uma loja virtual integrada à loja física é, à primeira vista, um desafio muito grande para quem está levando o seu negócio para o ambiente online.

Contudo, apesar de desafiadora, essa é uma tática que pode gerar um retorno muito positivo. Afinal, se você já possui um negócio físico, saiba que incorporá-lo a um ecommerce atrai muito mais clientes.

Pensando nessas vantagens, elaboramos este artigo para que você saiba o como fazer para criar uma loja virtual integrada à loja física. Confira!

Por que ter uma loja virtual integrada à loja física?

A princípio, integrar a loja virtual à loja física, pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio e também para os consumidores.

Listaremos a seguir boas razões para você querer sua loja virtual integrada à loja física.  Confira!

Aumenta o volume de vendas

Com uma loja virtual integrada à loja física, é possível ter um aumento significativo no número de vendas.  Isso porque na internet você pode alcançar mais clientes, já que não há barreiras de localização, ao contrário da loja física.

Em outras palavras, essa integração colocará sua marca em evidência, o que irá elevar a receita da sua empresa.

Facilita a troca de produtos

Outro bom motivo para integrar loja virtual e loja física é a gestão de estoque integrada. Ela ajuda a melhorar os processos internos, garantindo a qualidade da troca e devolução dos produtos.

Desse modo, o cliente tem a comodidade de realizar a troca pela loja virtual e retirar o produto na loja física mais próxima dele.

Além disso, a integração permite que a sua equipe gerencie apenas um estoque. Como resultado, você terá mais eficiência em suas operações e sem deixar o comprador na mão.

Aprimora o atendimento ao cliente

Você ainda deveria investir numa loja virtual integrada à física porque essa estratégia permite oferecer mais opções de canais de atendimento ao cliente.

No ambiente online, o seu ecommerce pode oferecer, por exemplo, um SAC e um chat online para atendimento para atender as necessidades do cliente.

O que preciso fazer para integrar minha loja virtual à loja física?

Antes de integrar sua loja física à virtual, é preciso pensar em proporcionar as melhores experiências para o cliente. Seja no universo digital ou na loja físico.

Além disso, também é necessário considerar todas as funcionalidades e do sistema a fim de corresponder aos objetivos e às expectativas de venda do seu negócio. Veja agora algumas ações que você pode executar para ter uma loja virtual integrada à loja física.

Invista em um ERP

Em primeiro lugar, para ter uma loja virtual integrada à loja física, você precisará de um ERP.

O ERP é um sistema integrado de gestão empresarial. Ou seja, uma ferramenta que integra as diferentes áreas da empresa: financeira, comercial, estoque, etc

Desse modo, é possível gerenciar tudo dentro de um sistema só. Muito mais fácil, não é mesmo?

Exemplificando, se você tem uma loja virtual integrada à loja física, com a ajuda de um ERP, você poderá disponibilizar um mesmo produto em nos dois canais de venda.

Ao mesmo tempo, o software também controla a disponibilidade dessa mercadoria tanto para a loja digital, quanto para a loja física.

Resumindo, o ERP integrado, além de dar mais controle sobre o seu negócio, reduz os custos operacionais.

Aposte numa estratégia omnichannel para ter uma loja virtual integrada

A ideia do omnichannel é melhorar e unificar a experiência do usuário.

Hoje, os negócios precisam oferecer um atendimento customizado e com uma experiência contínua em diferentes canais. Isso porque o comportamento do consumidor mudou. Como ele está conectado, costuma usar vários canais antes de fechar uma compra.

Então, para ter sua loja virtual integrada à loja física, você deve mostrar ao cliente que seus canais estão interligados e que ele pode acioná-los sempre que precisar.

Permita que o cliente compre no ecommerce e retire na loja

Por fim, para ter uma loja virtual integrada com a loja física, permita que o consumidor possa comprar o produto na loja virtual e retirá-lo na loja.

No entanto, você deve se preparar para oferecer esta possibilidade.

Assim, quando o cliente for à sua loja, o produto dele deverá estar pronto para ser entregue. Logo, crie um espaço dentro da sua loja física apenas para atender esses clientes.

Por último, aproveite que o cliente está em sua loja física para tentar vender mais.  Uma boa tática é oferecer produtos semelhantes aos que ele já comprou online. Se for acompanhado de um desconto, maiores serão suas chances de fazer negócio.

Concluindo, agora que você já sabe o passo a passo para ter uma loja virtual integrada à loja física, basta analisar a possibilidade de implementá-los.

Enquanto isso, que tal aprender mais sobre ecommerce:

Divulgue esse Artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on pinterest
Share on print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *