fbpx

Ecommerce de maquiagem: passo a passo para montar o seu5 min read

Divulgue esse Artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on pinterest
Share on print

Investir num ecommerce de maquiagem é uma ótima ideia para quem deseja iniciar o seu próprio negócio. Até mesmo porque o mercado de maquiagens online segue na contramão da crise, registrando um crescimento cada vez mais expressivo.

Entretanto, para ter um negócio bem sucedido, há algumas ações que é preciso colocar em prática antes de criar sua loja virtual. Nos próximos parágrafos, daremos boas dicas para lhe ajudar ao longo desta jornada. Confira!

Estude sobre as particularidades do mercado

O primeiro passo para montar o seu ecommerce de maquiagem é estudar e entender bem como funciona este mercado.

E por que isso é tão importante? Porque para garantir a segurança do consumidor, as maquiagens, assim como os produtos de higiene e cosméticos, devem ser registrados pela Anvisa. 

O órgão de fiscalização sanitária estabelece, por exemplo, tipos de definição, classificação e rotulagem específicos para a venda desses produtos. Já os cosméticos orgânicos, por sua vez, possuem regras diferentes, de acordo com a legislação.

Então, estudar sobre o mercado é essencial para que você atue em conformidade com a lei, evitando problemas.

Desenvolva um plano de negócios

Outra estratégia importante para seu ecommerce de maquiagem é o plano de negócios. Afinal, ele traz uma série de informações que te ajudarão a entender a viabilidade da sua ideia.

Portanto, crie um plano de negócios com uma análise detalhada do seu público-alvo, dos produtos a serem comercializados, dos fornecedores, bem como dos concorrentes.

Assim também fica mais fácil identificar os pontos fortes e fracos do negócio.

Escolha a melhor plataforma de ecommerce de maquiagem

Antes de montar seu comércio eletrônico, é fundamental escolher a plataforma certa. Mas, como eleger o melhor sistema para gerenciar sua loja online?

Antes de tudo, a plataforma deve ser confiável. Por isso, verifique se a empresa contratada disponibiliza contrato, suporte técnico, bem como atualizações.

Também avalie se a plataforma de ecommerce pode ser integrada a sistemas de logística e outras ferramentas, como de pagamento e de marketing, por exemplo.

Além disso, certifique-se de que a plataforma para ecommerce seja escalável para atender as necessidades do negócio, à medida que ele cresce.

Os ecommerces desenvolvidos pela Kasterweb seguem todos esses critérios, garantindo que as empresas consigam vender pela internet de forma segura e eficiente. Clique aqui para conhecer nossa metodologia!

Selecione os produtos que farão parte do catálogo

A definição dos itens de maquiagem que estarão em sua vitrine virtual também exige bastante atenção e estratégia. Afinal, ao navegarem pelo seu ecommerce, os clientes esperam encontrar uma gama de produtos completa.

Mas é bom tomar cuidado para não exagerar e investir dinheiro em mercadorias que não fazem sentido para a marca ou que não interessam aos consumidores. Afinal de contas, esses itens têm grande chance de ficarem encalhados no estoque, gerando prejuízo financeiro.

Logo, para acertar no mix de produtos, é essencial manter o foco no negócio principal, escolhendo itens que serão úteis para o cliente. Além disso, opte por produtos similares, mas de marcas distintas, para que os clientes tenham poder de escolha.

Outra demanda importante no segmento da beleza, especialmente quando falamos sobre maquiagem, é a venda de produtos para todos os públicos. Garanta que a sua loja tenha tons, cores e texturas que se adequem aos diferentes tipos de pele.

Trabalhe com fornecedores de confiança

Agora que você já definiu quais produtos farão parte do estoque do seu ecommerce de maquiagem, é hora de montá-lo.

A dica aqui é que você procure por fornecedores de confiança, sobretudo, porque bons fornecedores impactam diretamente no sucesso da sua empresa.

Quer ver?

Trabalhar com fornecedores que você não considera confiáveis pode trazer gastos altos e até escassez de produtos nos momentos importantes da sua operação. Entende agora a importância de poder contar com bons parceiros?

Aposte na identidade do seu negócio 

Antes de montar seu ecommerce de maquiagem, você também precisa investir na identidade da sua marca para atrair o cliente. Afinal, esse é um mercado concorrido e, para ter destaque, é bom entregar uma experiência de compra diferenciada.

Além de escolher a plataforma certa, invista numa identidade visual que traduza a essência do negócio e ajude o cliente a identificar sua marca com facilidade. A vantagem disso é que ele se lembrará da sua loja quando estiver procurando pelo produto que você oferece.

Por fim, é fundamental prestar um bom atendimento, que seja rápido e eficiente.

Desse modo, você deixará o cliente satisfeito e ele provavelmente voltará a comprar de você.

Planeje a divulgação do ecommerce de maquiagem

Por último, mas não menos importante, vem a divulgação da loja virtual. Ela fará toda a diferença na visibilidade da sua marca.

Então, você pode apostar em diversas estratégias para mostrar aos clientes que seu comércio eletrônico existe.

Uma das mais usadas são as redes sociais. Pense em usá-las para criar conteúdos de interesse do público, para apresentar ofertas e se aproximar dele.

Além disso, as redes sociais podem te ajudar a encontrar mais clientes por meio de anúncios. Contudo, é importante fazer uso das redes sociais de maneira planejada.

Então, antes de qualquer coisa, avalie o perfil do público de cada uma delas, descubra as características e tipos de conteúdo das plataformas e analise a presença digital dos seus concorrentes.

Assim, você certamente terá resultados mais efetivos.

Conforme você deve ter notado, para ter um ecommerce de maquiagem você precisa de muito planejamento, pesquisa e estratégia. Embora não seja um processo tão simples, investir nesse mercado pode ser muito lucrativo e valer a pena.

Leia também:

Divulgue esse Artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on pinterest
Share on print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *