Gestão de ecommerce: 6 dicas para ter sucesso

Por Developer Kasterweb
10 de novembro de 2021

Uma boa gestão de ecommerce é crucial para quem deseja abrir uma loja virtual. Afinal, essa é, de longe, a melhor maneira de garantir o funcionamento e o crescimento do negócio.

Desse modo, é importante adotar uma série de estratégias que auxiliam no controle dos processos relacionados à operação. Afinal, elas ajudam a evitar erros, além de melhorar o desempenho da empresa.

Por isso, vamos apresentar 6 dicas que vão te ajudar a ter sucesso  no gerenciamento do seu ecommerce

Continue conosco e boa leitura!

6 dicas para gerenciar o ecommerce

A princípio, para se manter competitivo e ter destaque no mercado de vendas online, é preciso oferecer ao consumidor a melhor experiência de compras. Para isso, é necessário pensar estrategicamente todas as etapas do processo.

Ao contrário do que muitos donos de lojas virtuais acreditam, não basta colocar produtos de qualidade na plataforma e esperar que eles sejam vendidos. Afinal, uma má gestão ou mesmo a falta dela é um dos principais motivos de fracasso e mortalidade para muitas empresas.

Confira, a seguir, algumas dicas para realizar uma boa gestão de ecommerce:

1) Escolha a plataforma certa

Para começar, o mais importante é encontrar uma plataforma de ecommerce bem estruturada, funcional, que atraia o cliente. Em outras palavras, ela deve priorizar a usabilidade, ser seguro e escalável.

Além disso, a plataforma também deve facilitar a integração com outros sistemas. Afinal, além de vender, ela também opera outras soluções integradas importantes, como logística, meios de pagamento, controle de estoque e financeiro, comunicação e marketing, etc.

Logo, a escolha da plataforma é um fator determinante para o sucesso da sua loja virtual.

gestao do ecommerce - 6 dicas

2) Gestão do ecommerce: desenhe as personas

Se você não sabe o que são personas, nós explicamos!

A persona é um personagem fictício que representa o cliente ideal de um negócio.

Criar as personas do seu ecommerce é um dos passos mais importantes para desenvolver as ações de comunicação e marketing – essenciais para atrair clientes. Qualquer negócio precisa de clientes, certo?

A grande vantagem de criar as personas é que você poderá entender mais facilmente sobre o comportamento e os interesses de seus potenciais clientes.

3) Use um ERP para fazer a gestão de estoque

De antemão, o ERP (Enterprise Resource Planning) é uma ferramenta integrada, que reúne em um só lugar vários departamentos da empresa. Ou seja, o ERP permite que você administre o estoque, o fluxo de pedidos, as trocas e devoluções, os pagamentos, os fornecedores, tudo na mesma plataforma.

Assim, é possível consultar o estoque a qualquer momento. Ou, ainda, antecipar a compra de produtos com fornecedores para não deixar zerar o estoque.

Sua equipe pode separar as mercadorias, emitir as notas fiscais e fazer a expedição de forma simples, com a ajuda de um sistema integrado.

Portanto, o uso do ERP no ecommerce pode tornar sua operação mais eficiente.

4) Não se esqueça da logística

Além de todos os pontos que abordamos até aqui, há outro essencial e que não pode ficar de fora da gestão de ecommerce: a logística.

Existem alguns aplicativos de gestão que apoiam o processo logístico, ajudando a organizar o frete, o prazo, o preço, etc. Mas, se preferir oferecer um frete mais acessível aos seus clientes, a dica é que você opte por fazer parcerias com transportadoras.

5) Descomplique o checkout

A gestão de ecommerce também deve considerar um processo de checkout mais simples, para reduzir os abandonos de carrinho. Embora esse seja um dos principais desafios para os donos de loja virtual, há uma alternativa para resolver esse problema.

Dispense o usuário da necessidade de criar conta, deixando o checkout mais simples. Ou seja, facilite a compra e a experiência.

Além disso, habilite a opção de salvar os dados de cobrança, pagamento e envio para futuras compras.

6) Estude estratégias de marketing digital

Após criar as personas do seu negócio, é hora de levar a gestão de ecommerce para outro patamar.

O marketing digital conta com ferramentas e estratégias vitais para o crescimento do seu comércio digital. Afinal, ele oferece várias possibilidades de atrair clientes e dar mais visibilidade à marca.

Nesse sentido, as táticas mais utilizadas pelos lojistas vão de mídias pagas, como Google Ads e Google Shopping, até tráfego orgânico (SEO).

Além disso, há outras ferramentas como, por exemplo, redes sociais, produção de conteúdo, entre outras. No entanto, para não perder dinheiro e ter resultados efetivos com essas estratégias, vale estudar e entender como cada uma funciona na prática.

Neste artigo, abordamos a importância e o impacto da gestão de ecommerce para o seu negócio.

Esperamos que as dicas que trazidas por nós sejam úteis e te ajudem a gerir sua operação com mais eficiência.

Leitura recomendada:

Responder

Seu email não será publicado.

*
*