Para quem possui uma loja virtual aberta desde o ano passado para baixo, sabe que 2014 vendeu dez vezes mais do que os outros dias daquele ano, durante a Black Friday. Daqui a dois dias (27/11), o movimento promete, segundo pesquisas, ser ainda maior neste ano de 2015.
Apesar dos problemas econômicos que o Brasil tem sofrido, o governo e empresas privadas tem investido muito em eventos e cursos profissionalizantes para as micro e pequenas empresas. Um exemplo foi a 7° Fomenta Nacional ocorrida em Cuiabá no Mato Grosso, onde viabiliza as compras públicas para as Micro e Pequenas Empresas. Se você possui uma e já está no comércio eletrônico (E-Commerce), meus parabéns: além de estar à frente, possui grandes chances de lucrar nesta Black Friday.
Mas nem tudo é um mar de rosas. Primeiramente, a competição aumentou consideravelmente em nosso país dentro do comércio eletrônico. Segundo, a disseminação da informação em relação a um dos maiores eventos comerciais (Black Friday) aumentou drasticamente. Ou seja, para estar à frente mesmo, mais conhecimento e criatividade são necessários.
Uma dica: Inove e promova! Com a competição em maior força este ano, o varejista eletrônico deve chamar a atenção com propagandas criativas e disseminar esta informação. Mas cuidado com o preço! Divulgue apenas um pouco antes do evento para não entregar informações valiosas aos competidores. Erro que, aliás, muitos cometem, dando oportunidade a sua loja virtual de oferecer melhores descontos ao consumidor.
Também não esqueça do diferencial. Além de prezar pelo bom atendimento, preze por qualidade de produtos, garantias e, para fidelizar a clientela à retornar a sua loja depois da Black Friday, estenda a promoção até o final de semana. Se possível, sempre ouvir e tentar negociar com clientes os preços a fim de fazer com que o mesmo sempre retorne a sua loja. A grande vantagem é que assim, automaticamente, você trabalha em cima de sua marca, criando nome e importância tanto no mundo virtual quando no físico.
Outra forma de atrair o público nesta Black Friday é engajar em causas sociais. Nas redes de relacionamento (Facebook, Instagram, Twitter, etc…) existem os famosos “Trends”, que começam sempre com um hashtags (#) na qual as pessoas compartilham informações. Utiliza-las, principalmente apoiando uma causa social, pode ser a aposta certa para impactar mais pessoas nesta Black Friday.
Outro fator que vale a pena ressaltar é em relação ao número de visitas na sua loja virtual. Mantenha sempre o estoque atualizado. Não crie dor de cabeça com produtos desatualizados ou com informações erradas. Esteja preparado para responder as perguntas dos clientes e correr atrás de informações caso algum potencial comprador necessite e você não possua.
Não deixe esta Black Friday ser apenas uma oportunidade de venda como grande parte dos varejistas onlines pretendem fazer. Tenha um diferencial: lute pela fidelização do cliente para que ele sempre retorne a sua loja após este grande evento!
Responder