Criado pelo Banco Central, o PIX é um recurso que se coloca lado a lado do TED e DOC. A ferramenta permite enviar e receber pagamentos, permitindo transferências entre contas.
Você deve estar pensando: mas qual é a grande novidade, já que as transferências são feitas desta forma por TED/DOC? A grande vantagem do PIX é que o trâmite é feito de forma automática, em poucos segundos, a qualquer hora do dia.
Você com certeza já passou pelo problema de precisar realizar uma transferência fora do horário comercial e não conseguir. Com o PIX, esse tipo de problema não acontece: as transações podem ser feitas de qualquer hora, a qualquer lugar e entre contas de instituições financeiras distintas.
Apesar de ser desenvolvida pelo Banco Central, a usabilidade da ferramenta é de responsabilidade dos bancos, meios de pagamento e fintechs. Não há a cobrança de taxas para pessoas físicas e microempreendedores individuais.
Outra grande vantagem do recurso é a dispensa de informações bancárias no momento das transações. Através de chaves (que são criadas por cada usuário) é possível realizar as transferências, dispensando a necessidade de digitação de número de conta, agência, CPF, etc.
Leia também:
É necessário localizar, no menu do aplicativo do seu banco, a área do PIX. Em seguida, é necessário realizar o cadastro de chaves. A chave é o dado que você fornecerá para outras pessoas no momento da transferência. É possível utilizar o próprio CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou chave aleatória.
Outra função é utilizar QR code para pagamentos. Empreendedores podem se beneficiar do recurso para receber pagamentos através do escaneamento. Na hora de fechar vendas, basta solicitar o QR code e pedir que o cliente o escaneie com a câmera do celular.
Nossa plataforma de ecommerce está preparada e integrada com o PIX. Isso significa que nossos clientes já podem receber pagamentos através do recurso e usufruir de todos os seus benefícios. Clique aqui e conheça a nossa plataforma de e-commerce!
Responder