Se você já vende pela internet, sabe a dor de cabeça que é o início da criação de um e-Commerce. Envolve integração com o seu sistema local (caso sua empresa já tenha um), inserção de produtos, acordo com correios ou transportadoras de frete, e por aí vai.
Quando sua atual loja virtual não atende mais a demanda de suas vendas, está na hora de mudar para uma plataforma mais robusta e um serviço mais especializado. A migração para esta nova plataforma também requer muito cuidado!
Se sua empresa cresceu na internet e você está para migrar para uma nova plataforma, então confira em nosso artigo o que você deve levar em consideração e quais cuidados tomar para não perder dados e informações.
Existem diversas formas de migrar seus produtos de uma plataforma para outra, no entanto sempre haverão alguns ajustes que a agência\softhouse da nova plataforma deverá adaptar.
Se sua empresa possui um sistema aparte da loja virtual (um sistema local ou na nuvem) para controle de estoque, preço, etc… será necessário a integração deste sistema com a nova plataforma e a alteração de algumas informações de cada produto.
Caso a loja use o próprio eCommerce atual como controle de estoque, preço, etc… então o recomendado é que se realize uma migração de dados, mesmo porque nenhum empresário quer começar a cadastrar os produtos do zero novamente.
Neste caso, o ideal é falar com a softhouse\agência da nova plataforma para ver as possibilidades de exportar os dados da antiga plataforma (em .xml, ou outro formato de arquivo) para que seja necessário realizar o mínimo de alterações possíveis na nova plataforma, assim reduzindo a quantidade de tempo e trabalho para lançar a nova loja.
Uma prática que ocorre é a alteração do domínio da loja virtual (ex: www.minhaempresa.com.br) para uma nova quando se faz uma migração.
Isso ocorre quando o empresário quer alterar o nome da loja ou trazer uma nova identidade para a marca no ambiente digital.
É necessário tomar cuidado ao fazer isso, pois o domínio de um site também é responsável por outros serviços digitais, como por exemplo o e-mail.
Se você utiliza um e-mail profissional (ex: vendas@minhaempresa.com.br) e muda o domínio do seu site e até mesmo dos futuros e-mails, lembre-se de pedir ao seu técnico de informática para realizar um backup de todos os e-mails existentes no domínio antigo utilizando o Outlook ou Thunderbird, para não perder os e-mails.
Também é possível, caso a empresa tenha uma agência ou contrate um servidor direto de e-mail, solicitar uma migração das caixas de e-mail do antigo domínio para o novo. Esse tarefa se torna ainda mais fácil se o servidor de e-mails continuar sendo o mesmo, porém com domínios diferentes.
Exija um backup atualizado da sua Loja Virtual antes de migrá-la para uma nova. É importante manter uma cópia pois, caso algo se perca durante o andamento da migração, seja possível restaurar o e-Commerce antigo para resgatar dados.
E o passo mais importante após o lançamento da loja virtual na nova plataforma: teste, teste e teste!
Faça todos os testes necessários para se certificar que a nova plataforma não irá somente substituir a antiga, mas também trazer mais resultados positivos à sua empresa.
Existem outros motivos que possam levar uma empresa a mudar de plataforma de eCommerce. Confira algumas delas abaixo:
A migração de plataforma é um processo que deve ser feito com cuidado, pois pode ocasionar em perdas irreparáveis para a empresa no que tange a informações, resultando em mais gasto de tempo e dinheiro.
Se você não se sente seguro e com dúvidas se esta fazendo tudo corretamente, contrate um consultor de eCommerce para se certificar que tudo sairá de acordo com o que se tem planejado.
Responder