Divulgue esse Artigo

Renata Rodrigues
da Kasterweb

Atualizado em 04/09/2015 às 11h33

marketing-digitaTer uma loja virtual é demonstrar os excelentes preços, produtos de qualidade, proporcionar o melhor atendimento. Porém se o empresário não investe em marketing no seu e-commerce, terá dificuldades em atrair um número expressivo de clientes, que consequentemente iriam manter suas ações num curso.

O primeiro passo é divulgar, para que sua loja virtual seja conhecida dentro e fora da internet, assim alcança o maior número de pessoas e faz com que convertam em clientes fiéis. É muito simples! Saiba como fazer um bom planejamento de marketing.

Influência no ambiente de negócios

No ambiente de negócios é preciso submeter-se à mudanças, como: em relação a concorrência, o mercado, economia, setor, público alvo; são itens que refletem diretamente na sua loja virtual. Por isso será necessário analisar todas as informações que chegar à sua mão e, agir com perseverança para alcançar seu objetivo.

Para cada elemento você vai aplicar uma medida diferente. Em relação ao mercado, sempre verifique com antecedência quais são as tendências para os próximos meses; Com a concorrência, procure conhecê-la, você sabendo como eles agem, pode surpreender o público dando o melhor. Na economia e no setor busque o máximo de informações sobre a situação atual e como pode ficar no futuro, para não investir num lugar e hora errada.  Já com o público alvo trate-o como se fosse um atendimento, produtos e serviços para você mesmo, faça pesquisas e analise os relatórios para saber o que eles procuram e assim agrada-los em todos os sentidos.

Determine seus objetivos e elabore um plano de ação

Para alcançar o seu sonho e sucesso é preciso planejar, colocar no papel todos os detalhes que deseja, e caso não tenha prática com isso, trace metas a curto prazo, entre 12, 24 ou 36 meses. Tendo já uma base do ambiente de negócios selecione os indicadores de desempenho, a fim de acompanhar a efetividade das suas ações.

Detalhe cada item a ser desenvolvido

O planejamento do marketing da sua loja virtual deve estar alinhado ao planejamento estratégico do negócio, funcionando como um todo,  para que cada ação seja concluída com sucesso. E, como num planejamento existem suas particularidades, destacamos abaixo 7 fatores que farão toda a diferença no marketing do seu e-commerce. Conheça e coloque em prática o mais rápido possível!

  1. Banners:divulgar sua loja virtual em outros sites e blogs é uma boa pedida para atrair novos consumidores.
  2. Layout e design:simples, claro e direto, utilizando as cores da sua empresa.
  3. Mapa do Site:quanto melhor você explicar ao seu visitante o funcionamento do seu site, mais facilmente ele fechará uma compra.
  4. Promoções:fisgar o seu cliente com descontos e promoções faz com que ele aumente o ticket médio e ainda recomenda sua loja virtual para outras pessoas.
  5. Redes sociais: interagir com o seu público-alvo estabelece cria um vínculo difícil de quebrar, o engajamento.
  6. Selos dinâmicos:marcar o que está em destaque no seu site atrai o olhar do visitante e o faz querer saber mais sobre a oferta.
  7. SEO:talvez a estratégia mais importante, o SEO é quem vai posicionar sua loja virtual entre os primeiros resultados de buscas no Google.

Acompanhe de perto suas ações e faça mudanças quando necessário

Com os relatórios diários, mensais e anuais em mãos será possível acompanhar de perto cada passo do avanço da sua loja e, saber se de fato o planejamento de marketing está dando muito certo. Caso, um passo tenha dado errado você já saberá como resolver e por qual caminho andar. Acompanhe os resultados e, com o tempo fará novas estratégias, de acordo com que o público está pedindo. Você verá seu negócio decolar pela internet.

Já faz seu planejamento de marketing? Tem alguma sugestão? Conte-nos como foi. Deixe seu comentário!
Responder

Seu email não será publicado.

*
*