Se você empresário encontra um estabelecimento por preço razoável em uma avenida movimentada, e um outro em um local escondido e de difícil acesso, você escolheria a avenida movimentada para montar seu negócio, não é mesmo?
Até porque, quando em local de boa visibilidade, o próprio estabelecimento se torna uma forma de divulgação da sua empresa. Na internet não é muito diferente.
Quando você aluga um estabelecimento, você acaba tendo um endereço (rua tal, n° tal, etc…). Na internet, esse endereço é chamado de domínio (ex: www.minhaempresa.com.br) e, assim como no endereço físico, as pessoas podem não saber qual o local da sua loja, e é aí que estar bem localizado (na avenida movimentada, por exemplo) traz certas vantagens.
O “bem localizado” no endereço físico nos chamamos de “bem posicionado” no ambiente digital.
SEO é uma sigla que representa Otimização para os motores de busca em inglês (Search Engine Optimization). De uma maneira simplificada, ele é um conjunto de técnicas para posicionar bem sua loja virtual para o Google (ou outros buscadores, como Bing e Yahoo).
Essas técnicas ocorrem em duas frentes: na parte de desenvolvimento (onde envolve códigos, servidores e outros detalhes técnicos) e na parte de conteúdo, onde envolve textos, precificação, imagens, entre outros.
Ou seja, uma parte responsável pelo bom posicionamento do seu e-Commerce na internet é de quem desenvolve sua loja virtual (códigos, servidor, etc…) e a outra parte a empresa (ou agência) que alimenta com produtos e conteúdo a loja virtual.
Na parte de desenvolvimento, os buscadores de sites (resumindo: Google) colocam robôs que acessam de tempos em tempos o seu e-Commerce para testar a velocidade do seu site abrir.
Já na parte de conteúdo, os robôs do Google analisam se os textos e imagens possuem relação com o produto ou serviço que seu site oferece e os acessos que ela possui.
Para se ter um bom SEO é necessário:
Por parte do desenvolvedor, agência ou Softhouse do ecommerce:
Por parte da empresa\pessoa que possui o site\loja virtual
O Meta-título e a meta descrição são dois campos separados, com limites de caracteres, na qual o Google lê para mostrar em seu buscador, como no exemplo abaixo (imagem).
É muito importante que estes campos (cada página de produto possui um) possuam textos com relação ao produto que a página do seu e-Commerce vende.
Ainda está com dúvidas de como deixar seu site bem posicionado? Contrate uma consultoria de e-Commerce e faça sua empresa aparecer na primeira página do Google!
Responder