Renata Rodrigues
da KasterWeb
Atualizado em 26/08/2015 às 15h07
Landing Page é definido como uma página de destino, ela está dentre as mais importantes no fundamento de otimização de sites e por ser de origem americana é conceituada da seguinte forma: quando o visitante aterrissa dentro daquela página na web.
Geralmente entramos numa página pela homepage, que é a página inicial, só que as landing pages tem somado para que aumente o acesso de um site, logo a homepage não é a única forma de entrarmos num website.
E como isso pode acontecer? Por exemplo, quando procuramos por algum termo no Google, ele indica uma página especifica, então a home tende a ser um ponto de partida para o conteúdo do site, que estão nas ‘landing pages’. Veja na imagem abaixo, o Boleto Magento, que a Home pode ser também a landing page.
Observe como a landing page tem uma mensagem clara e objetiva, com um botão de conversão e layout sem distrações. Para quem usa o Boleto Magento sabe que também a ferramenta é um ótimo exemplo de usabilidade. Os elementos visuais são essenciais para atrair o visitante e assim resultar em conversão. Uma imagem com muitas informações e um layout desorganizado com certeza terá muita rejeição.
Um outro ponto muito importante sobre a landing page é a otimização. Se o empresário quer que o negócio dele gere o máximo de retorno (conversão) através dos visitantes é preciso que ele invista!
Um exemplo disso, se você tem um site com cerca de 2.000 visitas e, consegue 100 pedidos de compra, você tem 10% de taxa de conversão. Agora, se conseguir aumentar somente mais 1% dessa taxa, vai conseguir chegar a 110 pedidos de compras. E isso representa um avanço de 30% na receita da empresa. Parece o máximo não é mesmo! Crescer de forma explosiva pela internet.
Existe segredo na otimização?
Não existe formula e nem receita! A otimização é realizada por vários fatores que influenciam padrões da internet, em espeficio o Google, a maior rede de pesquisas do mundo e, claro agradar os usuários. É planejado e organizado ferramentas que aperfeiçoam esse serviço.
O segundo ponto mais importante da landing page é o Call to Action – CTA, pois é aqui que o visitante sabe qual caminho seguir na página.
O empresário pode usar das seguintes formas:
O CTA é uma estratégia de ‘capturar’ os e-mails dos visitantes e, assim criar um vínculo com eles até fidelizá-los como clientes.
E, esse formato está quase se tornando um padrão na internet, então os usuários já estão acostumados, o que aumenta a conversão. E isso pode ser temporariamente ou não, tudo depende da forma com a qual pretende trabalhar.
Informe o usuário sobre o que vai acontecer se ele clicar no botão, como “Baixar Software”, do que um simples “Clique Aqui”.
Responder