Divulgue esse Artigo

Renata Rodrigues
da KasterWeb

Atualizado em 26/08/2015 às 15h07

UntitledLanding Page é definido como uma página de destino, ela está dentre as mais importantes no fundamento de otimização de sites e por ser de origem americana é conceituada da seguinte forma: quando o visitante aterrissa dentro daquela página na web.

Geralmente entramos numa página pela homepage, que é a página inicial, só que as landing pages tem somado para que aumente o acesso de um site, logo a homepage não é a única forma de entrarmos num website.

E como isso pode acontecer? Por exemplo, quando procuramos por algum termo no Google, ele indica uma página especifica, então a home tende a ser um ponto de partida para o conteúdo do site, que estão nas ‘landing pages’. Veja na imagem abaixo, o Boleto Magento, que a Home pode ser também a landing page.

 

Observe como a landing page tem uma mensagem clara e objetiva, com um botão de conversão e layout sem distrações. Para quem usa o Boleto Magento sabe que também a ferramenta é um ótimo exemplo de usabilidade. Os elementos visuais são essenciais para atrair o visitante e assim resultar em conversão. Uma imagem com muitas informações e um layout desorganizado com certeza terá muita rejeição.

Um outro ponto muito importante sobre a landing page é a otimização. Se o empresário quer que o negócio dele gere o máximo de retorno (conversão) através dos visitantes é preciso que ele invista!

Um exemplo disso, se você tem um site com cerca de 2.000 visitas e, consegue 100 pedidos de compra, você tem 10% de taxa de conversão. Agora, se conseguir aumentar somente mais 1% dessa taxa, vai conseguir chegar a 110 pedidos de compras. E isso representa um avanço de 30% na receita da empresa. Parece o máximo não é mesmo! Crescer de forma explosiva pela internet.

Existe segredo na otimização?

Não existe formula e nem receita! A otimização é realizada por vários fatores que influenciam padrões da internet, em espeficio o Google, a maior rede de pesquisas do mundo e, claro agradar os usuários. É planejado e organizado ferramentas que aperfeiçoam esse serviço.

Para que serve a landing page?

O segundo ponto mais importante da landing page é o Call to Action – CTA, pois é aqui que o visitante sabe qual caminho seguir na página.

O empresário pode usar das seguintes formas:

  • A estrutura da página pode ser formada pelas características dos produtos ou serviços, com o layout e informações claras, de fácil entendimento.
  • Pode ser um método para as pessoas baixarem um arquivo;
  • Ou também, enviar algum pedido de orçamento;
  • E, pagar ou emitir boletos;
  • Mais ainda, classificar produtos que estão em promoção em determinado período;

O CTA é uma estratégia de ‘capturar’ os e-mails dos visitantes e, assim criar um  vínculo com eles até fidelizá-los como clientes.

E, esse formato está quase se tornando um padrão na internet, então os usuários já estão acostumados, o que aumenta a conversão. E isso pode ser temporariamente ou não, tudo depende da forma com a qual pretende trabalhar.

#DICA

Informe o usuário sobre o que vai acontecer se ele clicar no botão, como “Baixar Software”,  do que um simples “Clique Aqui”.

Ainda tem dúvidas? Deseja criar uma Landing Page? Entre em contato conosco!

Responder

Seu email não será publicado.

*
*