fbpx

Como conciliar vendas externas e ecommerce4 min read

Divulgue esse Artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on pinterest
Share on print

Conciliar vendas externas e ecommerce pode parecer desafiador para muitos donos de loja virtual. Mas a verdade é que unificar os canais de venda é uma estratégia bastante lucrativa.

Afinal, é uma maneira inteligente de superar a competitividade do setor, além de atender às demandas de uma forte tendência do mercado: o Omnichannel.

Para te convencer da importância desta prática, apresentaremos neste artigo os benefícios desta integração.

Importância de integrar canais de venda

A princípio, conciliar vendas externas e ecommerce é uma tendência em vários mercados, principalmente devido à transformação digital, que vem mudando profundamente os hábitos de consumo de todos nós. Mas também em virtude da competitividade do mercado.

Afinal, essa estratégia vem ganhando grande protagonismo graças à preocupação com a experiência do cliente, no B2B ou no B2C. Entregar uma experiência de compra diferenciada, mais fluida e completa, tem sido a prioridade de diversas empresas.

Ou seja, é possível dizer que, ao integrar os canais de venda, os clientes têm um atendimento de qualidade, além de uma melhor percepção da sua marca.

E se a sua concorrência já está fazendo isso, quer dizer que você está ficando para trás. Garantir essa conciliação é fundamental para conquistar e fidelizar mais clientes.

Benefícios de conciliar vendas externas e ecommerce

Conforme falamos, unificando vendas online e externas, você tem um negócio mais rentável, além de clientes mais satisfeitos. No entanto, esses não são os únicos ganhos.

Conheça agora outros benefícios que a integração de vendas pode trazer:

1) Planejamento financeiro preciso

Quando a empresa atua com mais de um canal de vendas, sempre existe a possibilidade de haver erros nas finanças.

Porém, com a conciliação, os dados e informações do negócio se tornam mais precisos e confiáveis. Além disso, melhora o planejamento e facilita a tomada de decisões.

2) Mais agilidade e menos retrabalho

Além de auxiliar na gestão financeira da empresa, a conciliação de vendas também beneficia o departamento comercial e financeiro.

Em outras palavras, o dono do ecommerce terá mais controle sobre as datas de recebimentos e repasses, os valores de taxas e juros, comissão e todos os detalhes dos marketplaces em que atua.

Desse modo, terá mais eficiência, mais tempo e menos retrabalho no seu dia a dia.

Aumentar as vendas

3) Aumento das vendas

Outra vantagem da integração de vendas externas e ecommerce é que essa prática permite conhecer melhor o cliente. Assim, você pode atendê-lo em seus canais de preferência, oferecendo um serviço personalizado.

Resumindo, você será capaz de entregar ao cliente uma experiência de valor, superando suas expectativas e fazendo com o que ele opte pela sua empresa sempre que precisar.

4) Facilita a fidelização de clientes

Embora os clientes tenham comportamentos de compra diferentes, todos eles buscam praticidade durante na hora da compra.

Nesse sentido, a estratégia de conciliação de vendas permite entregar a experiência que qualquer cliente espera ter.

Como resultado, você consegue fidelizar o cliente de maneira mais fácil, pois as chances de ele comprar com você de novo são muitas.

Como conciliar vendas externas e ecommerce?

Primeiro, para integrar os canais de venda, é preciso unificar os processos que fazem parte da operação do negócio, seja no on ou no off line. Ou seja, tanto as vendas, como o fluxo de caixa ou controle de estoque devem ser um só.

Parece difícil?

Poderia ser, caso você tivesse que fazer essa integração manualmente. Contudo, para fazer isso, você não precisa ter tanto trabalho.

É perfeitamente possível conciliar vendas externas e ecommerce através de um sistema de gestão empresarial, como o ERP (Enterprise Resource Planning) que são amplamente usados para esta finalidade. 

Desse modo, ter um ecommerce integrado com ERP significa ter controle sobre as principais atividades do seu negócio.

Que tal investir em um ERP para otimizar o gerenciamento das vendas de sua loja virtual? Em parceria com a MCN Sistemas, a Kasterweb desenvolve sistemas de gestão focados na necessidade de diversos tipos de negócios.

Clique aqui e converse com um de nossos especialistas para saber mais!

Divulgue esse Artigo
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Share on pinterest
Share on print

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *