Divulgue esse Artigo

O lançamento da Loja Virtual é sempre motivo para comemoração. Sua marca cria um novo potencial, se torna mais competitiva e ganha um vendedor que praticamente trabalha 24h por dia.

No entanto existem alguns cuidados que devem ser tomados para que, de fato, ela venda. Não existe nada mais inútil do que um e-Commerce que não vende.

Agora que você já deu o ponta pé inicial e lançou seu e-commerce, sabe o que fazer a seguir? Não entre em pânico caso não saiba! Confira aqui algumas dicas simples que fazem toda a diferença após lançar uma Loja Virtual.

O que fazer após o e-commerce ir ao ar?

1. Ficar amigável para o Google, o local de busca do cliente.

O Google é um fator muito importante para o sucesso do e-Commerce, pois muitos usuário encontrarão sua loja através dele. O Google possui um robô que releva diversos fatores do seu site, então após lançar sua Loja Virtual, lembre-se de:

  • Adquira um certificado de segurança (O Google quer que seu site seja seguro!)
  • Tenha um site responsivo, ou seja, que se adeque aos tamanhos de telas de celulares e tablets
  • Preencha o título e a descrição dos produtos para que o Google possa relevar sua marca com os produtos vendidos.

E lembre-se de configurar o Google Analytics, para poder ter um relatório completo de acessos e usuários que entram em seu site.

É muito importante para fechar vendas estar bem relevado para o Google.

É muito importante para fechar vendas estar bem relevado para o Google.

2. Documente os passos e os processos de trabalho

Outro fator muito importante é saber quais passos o seu e-commerce deve tomar toda vez que é fechado uma venda. Após o cliente efetuar uma compra, lembre-se de faturar o pagamento, emitir uma nota fiscal para o cliente, embalar e despachar nos correios/transportadoras.

É muito importante ter tudo documentado, pois toda vez que entrar um colaborador novo é bom que ele saiba os passos do ambiente de venda da sua Loja Virtual.

Uma outra dica é a contratação de um ERP. Um ERP é um sistema de gestão que integra todos os passos mencionados acima com o seu e-Commerce, assim agilizando os processos e evitando erros durante as vendas.

3. Fique por dentro das leis do e-Commerce

As lojas virtuais possuem leis estipuladas para evitar o roubo de dinheiro dos internautas. Se você entrar em um eCommerce, notará que existem páginas únicas informando sobre política de devolução, métodos de pagamentos, etc…

Você pode ficar por dentro dessas leis acessando o site do próprio governo neste link.

Fique por dentro das leis para não ter o seu e-Commerce barrado

Fique por dentro das leis para não ter o seu e-Commerce barrado.

4. Prepare sua equipe para atender bem

Não adianta, todo mundo tem receio ao fazer alguma compra. Será que o produto é original? Será que funciona mesmo? É compatível com o equipamento que eu utilizo?

Chats online, whatsapp e páginas de contato são uma realidade comum no e-Commerce, mas de nada adianta se o seu colaborador é mal educado ou desconhece as informações dos produtos que vende.

Então não perca vendas por péssimo atendimento! Lembre-se de treinar a equipe para oferecer o diferencial que pode fazer sua loja vender, e não a do concorrente.

Um suporte de qualidade faz toda a diferença para o cliente

Um suporte de qualidade faz toda a diferença para o cliente.

5. Teste com frequência o seu e-commerce

Nada mais frustra o cliente quando ele está para finalizar uma compra e ocorre alguma espécie de erro, como o módulo de pagamento falhar ou o site ficar lento por não possuir um servidor capaz de suportar o número de acessos.

Sabemos que a correria do dia não permite fazer todos os dias, mas é bom testar ao menos uma vez por semana, com um produto e cartão de teste, só para averiguar se a loja está funcionando corretamente. E lembre-se de sempre ficar em contato com o desenvolvedor ou agência que criou sua Loja Virtual, ela precisa de cuidados e atualizações para se manter saudável e vender.

6. Marketing Digital

Se você acabou de lançar sua loja virtual mas já está trabalhando com promoções e produtos diferenciados, talvez seja bom investir no Google.

Utilizando as ferramentas do buscador, você já aparece na primeira página, mesmo quando não está bem relevado para o Google! O seu e-Commerce pode utilizar:

  • Google Ads
  • Google Shop
  • Market Places

Assim os internautas podem encontrar com mais facilidade sua Loja Virtual, mesmo tendo sido lançada a pouco tempo!

Com um Marketing Digital de qualidade, você pode acelerar sua relevância para o Google

Com um Marketing Digital de qualidade, você pode acelerar sua relevância para o Google.

Agora que você já tem os passos certos, é só segui-los e manter seu e-Commerce vendendo! Ainda tem dúvidas? Então contrate uma consultoria em e-Commerce para alavancar sua Loja Virtual!

Responder

Seu email não será publicado.

*
*